Compliance com a lei geral de proteção de dados – LGPD (13.709/18)

O impacto e os objetivos da LGPD

Atualmente o avanço tecnológico ocorre em progressão geométrica, e cada vez mais empresas de diferentes setores coletam dados de seus clientes e fornecedores, possibilitando que dados pessoais, interesses e hábitos de consumo sejam passíveis de rastreamento, registro e compartilhamento.

Casos emblemáticos de má utilização e compartilhamento indevido dessas informações (como o recente caso envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica) motivaram autoridades de vários países a desenvolver mecanismos de proteção e restrição ao uso desses ativos.

Seguindo esse movimento, a Lei de Proteção de Dados (LGPD – 13.709), sancionada em Agosto de 2018, visa assegurar a razoabilidade na coleta desses dados (evitando o fornecimento de informações excessivas) e garantir que o consumidor esteja totalmente ciente da forma pela qual essas informações são coletadas, armazenadas e, eventualmente, compartilhadas com terceiros.

Do diagnóstico à solução

A nova Lei Geral de Proteção de Dados aplica-se a qualquer pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado e busca garantir transparência, razoabilidade e proteção adequada no tratamento de dados.

A UHY Bendoraytes conta com uma equipe de especialistas em TI, Segurança da Informação/Cibernética e Direito Digital, e está pronta para direcionar e ajudar organizações de diferentes portes e setores para estarem em compliance com a norma.

Entre e contato conosco pelo telefone (55 21) 3030.4662 ou e-mail it@uhy-br.com para saber mais sobre o nosso serviço de adequação e compliance à LGPD.